Álcool e sono I: Efeitos no sono normal.

Este insight fornece uma avaliação qualitativa de todos os estudos científicos conhecidos sobre o impacto da ingestão de álcool no sono noturno em voluntários saudáveis. Em todas as dosagens, o álcool causa uma redução na latência do início do sono, uma primeira metade do sono mais consolidada e um aumento nas interrupções do sono na segunda metade do sono. Os efeitos sobre o movimento rápido dos olhos (REM) na primeira metade do sono parecem estar relacionados à dose com doses baixas e moderadas, não mostrando nenhuma tendência clara no sono REM na primeira metade da noite, enquanto que em altas doses, a redução do sono REM no a primeira parte do sono é significativa. 

A percentagem total de sono REM noturno diminui na maioria dos estudos com doses moderadas e altas, sem tendência clara aparente com doses baixas. O início do primeiro período de sono REM é significativamente atrasado em todas as doses e parece ser o efeito mais reconhecível do álcool no sono REM, seguido pela redução do sono REM noturno total. A maioria dos estudos, em relação à dose, idade e sexo, confirma um aumento no sono de ondas lentas (SWS) na primeira metade da noite em relação aos valores basais. 

O impacto do álcool no SWS na primeira metade da noite parece ser mais robusto do que o efeito no sono REM e não parece ser uma redução do sono REM epifenómeno. O SWS noturno total aumenta com altas doses de álcool em todos os grupos de gênero e idade. 

More Insights

Contacte-nos

A sua empresa pode ser melhor! Acredite nas potencialidades que ela tem